Aliados

domingo, 11 de dezembro de 2011

Queimadura com pimenta

Domingão quente aqui em Floripa. Maridão em casa. Cachorrinha faceira. Acordamos cedo, mas resolvemos ir à praia a tardinha para ver o ocaso. Fui fazer meu fabuloso carreteiro e resolvi usar a pimenta que plantamos na entrada de casa. Comi um pedacinho para ver se ela era muito forte, e achei bem tranquila. Usei só a metade. Lavei, parti no meio e tirei as sementes. Parecia tudo normal, mas depois de 10 minutos minha mão começou a arder. Parecia que tinha me queimado com água quente! Nossa! Não estava acreditando. Lavar com água estava piorando. Fui no oráculo Google e duas palavrinhas digitadas "Queimadura pimenta" me deram um montão de referências para minha aflição culinarística! Depois de ler vários textos resolvi agir. A dor não passava. A fome aumentava. Nessa hora o carreteiro já estava pronto e por incrível que pareça ficou uma delícia. Lavei com água e sabão, passei vinagre, azeite de oliva... Lavei novamente com água e passei uma pomada para assaduras (hipoglós). Não passou de imediato. Confesso que só resolvi escrever depois de uns 30 minutos de teste. 

Primeira pimenta que plantamos. Secou depois de 6 meses...
Plantamos outros 2 pés ontem.


Subestimei o poder da tão delicada e colorida pimenta. Nesta busca por informações, encontrei um texto que relata a utilização das pimentas nos conflitos espirituais. Diz assim:
As mais usadas: dedo-de-moça, pimenta-de-bodi e cumari.
Para que uma pimenta seja morta, é preciso que a energia negativa que esteja atuando seja muito forte. Um forte mau-olhado pode vir a secar e matar um pé de pimenta devido a energia negativa que é lançada. Contém energias quentes e purifica o local de energias negativas. Possuindo uma  aura vermelha, ela atrai para ela todas as energias vermelhas como o ódio e a inveja. DAQUI
Uma coisa leva a outra. Usarei luvas na próxima vez que for manusear as pimentinhas. Não deixarei de cultivá-las aqui em casa! 
Acho que não iremos mais à praia. Maridão dormindo no sofá, mão lambuzada de pomada. Muito bom ficar em casa!
Bom restinho de domingo.
Vanessa Eutimia

22 comentários:

Anônimo disse...

Ainda bem que a Isabel nao mora aqui, caso contrario voce iria levar um puxao de orelha, rrsrs (brincadeira)

Karla Poubel disse...

Que pimentinha danada essa, hein? Essa eu não sabia. Navegando e aprendendo! Ainda bem que passou, passou ....hehehe!
Uma ótima semana. Bjkas,
http://maniadecasaedecoracao.blogspot.com/

Wanderly Frota disse...

Acho lindas pra decoração, aushasuhs :D

Beijinhos querida!

Anônimo disse...

Uma vez eu e meu irmão estávamos brincando com umas pimentinhas (vaso) na casa de minha tia. O resultado foi hospital. Eu fiquei com meus olhos enormes e meu irmão com uma ardencia nas mãos. Pimenta passa longe do toque. Só uso no vidro com sal grosso na entrada de casa!

Débora disse...

Oi Vanessa!
Nossa! Eu não sabia que pimenta causava queimaduras...bom saber.
Espero que esteja melhor pois queimadura dói demais.
Bjo grande!
Débora

Regina disse...

Que aventura caseira você viveu Vanessa. Pimenta forte essa, eh? Mas muito linda também.

Dâmaris - Village Beauté disse...

Não sabia que pimenta queimava....que "triste" aprendizagem, vizinha. Espero que fiques bem logo logo.

Assisti a um musical lindo ontem no centro de eventos da UFSC. Hoje ele ocorrerá uma vez mais. Irei Assisti-lo (minha filhota tocará). Queria te convidar para ir, está lindo demais!!! É um musical com vários estilos de música e canto. A entrada é 1 kilo de alimento não perecível para obras sociais.

Estarei lá, quem sabe possamos nos ver?
bjs
Dâmaris

Elizangela disse...

Esta pimenta é faceira heim???
Bom saber que por precaução em casos destes uso luvas!!!
Beijos e espero que já tenha melhorado!!!!

casa de fifia disse...

menina que aventuraa!!
ainda bem que o carreteiro ficou delicioso,porque se depois de toda essa aflicoa o carreteira tivesse ficado ruim..
um dia aconteceu comigo uma coisa parecida..eu tinha manuseado uma pimenta e não lavei bem as mãos, depois de uns minutos cocei os olhos com os dedos sujos de pimenta...menina não desejo essa experiencia a ninguém.
fui parar na pronto socorro.
e os meus olhos incharam tanto!!!
quanto aos preços.. são bem caros.
baci

Margarete disse...

Vanessa que experiência ruim menina. vivendo e aprendendo!!! Valeu pela dica, dessa eu não sabia.

beijos.

Mayana Bonilha disse...

Tadinha... Tb sou pimeiteira e das boas, AMO e como com tudo que vejo pela frente!!! Mas como boa comilona que sou, estou sonhando com esse carreteiro!!!

Beijinhus,May


baonilha.blogspot.com
bemcasadodebaonilha.blogspot.com
@baonilha

Vera Lúcia disse...

Que dia, hein Vanessa? Mas descansar em casa num domingo é muito bom.
Não conhecia este perigo dessa pimenta, mas gostei da dica da utilização das pimentas que mencionou contra energias negativas. Acho que vou plantar um pezinho de uma delas em minha jardineira, por cautela (rsrsrs).
Beijão.

Elaine Lobato disse...

Oi Vanessa sempre ouço falar desse dessa anedota "seca pimenteira"! Protetoras ou não, acho lindas, comprei umas e coloquei numa garrafa, adorei tenho que comprar de novo!
Se eu pudesse plantava também, vou ver como faz!
Aqui no Pará também temos a pimenta de cheiro amarelinha, nossa delícia também, mas sem exagero!
Talvez fosse melhor passar Sulfa,tempo que passei no CTQ aprendi alguma coisa sobre queimaduras!Espero que vc esteja melhor!

bjs

Júlio Miranda disse...

Eu não sei se saiu na sua busca mas um dos melhores que tem para diminuir a ardencia causada por pimenta é o Leite, ele tem uma subistancia que reage com o ativo da pimenta que é a capsaicina e a mesma não é soluvel em agua, em oleos sim, por tanto a opção passar azeite foi correta!
e se caso o ardor fosse na boca por conta da ingestão nunca beba agua gelada a quando esta ingerindo da uma sensação de dormencia mas depois piora e muito a ardencia, a agua gela prepara as papilas gustativas assim a capsicina atingi mais delas e o ardor aumenta! abraço !

Rogerio Rinaldi e Glorinha Rinaldi disse...

Adoramos o seu blog,é maravilhoso e sempre estamos por aqui conferindo todas as novidades.
Super beijos da Glorinha.
Para ajudar o seu blog,clicamos no +1
http://sobrincosvendas.blogspot.com

Compartilhando Sentidos disse...

Valeu pelas dicas pessoal! Estou bem. A pomada fez efeito depois de um tempinho.

Adooro ter 30!!! disse...

Oi Vanessa, não sabia que pimenta queimava. É sempre bom saber dessas coisa neah???? Mas agora já está tudo bem??? Ficou marca??
Já fiquei manchada uma vez com limão, mas em 2 semanas desapareceu... mas não doeu..
Bjim
Lyd

Dâmaris ! disse...

Oi querida,

foi linda. TUdo repetido, a mesma programação de domingo, mas parece que vi detalhes que não tinha percebido antes....e gostei mais. Maridao descarregou a maquina agora, vou postar amanha algumas fotos, sim?
bjs

e como estás? melhoraste?

bjs
Dâmaris

Santinha disse...

Vanessa
Já passei por essa experiência uma vez (tenho dezenas de pés de pimentas)e faço conservas com elas.
Da primeira ardia minhas mãos, unhas, olhos...nossa eu pirava!
Garantia mesmo só com o uso de luvas e detalhe; tem que retirar as sementes com a ponta de uma faca bem afiada para reirar a parte amerlinha do miolo.
Eu tenho algumas supertições sobre plantas e mau olhado. Comigo aconteceu uma vez que nunca mais esqueci...Uma pessoa secou um pé de pimenta que eu tinha plantado na entrada da minha cozinha em minutos (acho que até foi sem querer) mas que secou secou!
Adorei saber que você gosta do meu cantinho. Eu faço tudo com muito carinho porque adoro Compartilhar Sentidos - Parabéns e obrigada por compartilhar.
bju feliz festas
yvone

Casa de Lola disse...

Oi Vanessa,
muito obrigada pelo carinho, estou fazendo 22 anos de casada, abaaaaafa, rsrsrs, sou muito feliz com a Graça de Deus.Desejo toda felicidade pra vcs tb e uma ótima comemoração, rsrsrs.
Amiga sei que com pimenta não se brinca, todo cuidado é pouco, eu tenho um pé de pimenta igual ao seu, maridão adora uma pimentinha na comida, então sempre deixo uma pimenta secar e planto as sementes que nascem com muita facilidade então dou de presente pras irmãs que gostam tb.
Beijos
Lola

. disse...

Vanessa

Já fui parar no hospital por causa de uma pimenta semelhante a sua.Minhas mãos incharam tanto que pensei que fosse morrer,nunca senti tanta dor.Minhas mãos queimavam que nem fogo.
Nunca mais peguei naquela coisa horrorosa , pensei que fosse pimenta doce.
Abraços

Roberta Bortoluzzi disse...

Oi amiga adoro teu blog sempre tem coisas lindas por aqui,beijokas e um Feliz Ano novo p\ vc e td a tua familia...
http://agulhaetricot.blogspot.com
http://agulhaetricot.com
http://titacarre.elo7.com.br visite minha loja tb e deixe sua opinião sobre meus produtos.