Aliados

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Capoeira

 Meu contato com a capoeira foi apaixonante. Em Salvador, é possível ver capoeristas jogando na orla em qualquer horário do dia. Na faculdade tivemos várias rodas de capoeira em nossas aulas. Nas escolas onde trabalhei também.
Fiz parte aqui em SC, por um curto período, do Grupo do Mestre Tigre. A música, os movimentos e a roda são contagiantes. As letras das músicas são histórias cheias de misticismo, heroísmos, amor e contos bravantes de um povo corajoso.
 Conta a história, que pela proibição das lutas nos engenhos, os escravos utilizavam o ritmo das danças africanas adaptado com a luta. Capoeira: Arte marcial brasileira disfarçada de dança. Nos próprios golpes percebe-se esse disfarce. O sorriso e a alegria nos rostos são notórios. Sem contar o baita exercício físico que faz você cansar e querer mais.
 Até 1930 a Capoeira era proibida aqui no Brasil. O renomado Mestre Bimba apresentou a capoeira ao então presidente do Brasil, Getúlio Vargas. Esse transformo-a em um esporte brasileiro. 
 Fiz algumas imagens da roda de Capoeira em 2009. A mais de 10 anos, todos os sábados, às 10 horas da manhã, em frente à Igreja Matriz de Floripa, este axé está disponível a todos. 

Plasticidade nos movimentos
Instrumentos tocados com paixão

Lindo Berimbau
Uma pitada de devoção e sentimento
Em breve farei um post sobre um Menino Mestre chamado Tigre.
Vanessa
Eutimia

2 comentários:

Abuzado disse...

poxaa gosteii muito mesmoo..
saudadees de vc eeim..
ve se aparece aqui na roda.
Bjos..

cris disse...

Oii
Pass no meu blog que tem selinho pra ti!!
bj
Crids
http://artesanatodelacres.blogspot.com/