Aliados

terça-feira, 9 de abril de 2013

Aula = Saque Jornada nas Estrelas

Num outro momento: "Professora, a senhora (quase envelheci mais uns 37 anos) conhece o saque jornada nas estrelas?" Gurizada olhou estranho. Silêncio. Momento tenso. Eu respondo: "Claro. Anos 80. Grande jogador da Seleção de vôlei. Bernard é o nome dele.  Fazia a bola sumir das câmeras e caia numa velocidade considerada. Hoje, relatado como saque ultrapassado." Apenas nós 2, dos quase 15 alunos ali próximos, estávamos sabendo do que se tratava. Ele sorriu e explicou metodicamente, para os mais curiosos, informando inclusive que não foi o Bernard que inventou e sim que o popularizou aqui no Brasil.

Prá quem não sabe: 
O saque Jornada nas Estrelas foi popularizado em 1982 pelo ex-jogador Bernard. Atingia uma altura de 25 metros. A bola descia a uma velocidade de 72 km/h. Segundo os especialistas, esse tipo de saque já existia desde a década de 40 nos Estados Unidos com o nome de "spin service". Foi a atração do Campeonato Mundial Extra de Vôlei, em 1949, na antiga Tchecoslováquia. DAQUI

Agora para quem quer praticar tem o passo-a-passo da execução do saque: AQUI

3 comentários:

Anônimo disse...

Essa postagem foi maravilhosa e muito bem colocada. Entre a semana passada e o fim dessa semana estamos em plena final da Liga Brasileira de Voleibol. Semana passada a equipe feminina do Rio de Janeiro recebeu as medalhas de campeã da liga fazendo um jogo excepcional com a equipe paulista do Sesi que ficou em segundo lugar. Em terceiro ficou a equipe do Campinas, dirigida pelo Zé Roberto (Técnico da Seleção Brasileira).
Esse final de semana teremos a final dos times masculinos.
ARREPIEI com sua postagem porque disputei campeonatos paulistas de voleibol. Comecei com 12 anos e parei na época da faculdade. Joguei com muitas "feras" que a gente conhece. É pena que não se prestigie muito esse esporte. Se você não fizesse essa postagem muita gente ignoraria o homem do famoso saque, não é?
bjooss
Manoel

Ana Paula disse...

Claro que lembrei do jornada nas estrelas!
Estou feliz mesmo é com o teu retorno.
Você faz falta! Beijo

Compartilhando Sentidos disse...

Valeu pelo carinho, Manoel e Ana! Retornei mesmo estando sempre por aqui e por aí!

Eutimia