Aliados

domingo, 26 de agosto de 2012

Aula = Momento descontraído

Dia de chuva. Instituição com uma boa sala de jogos. Alunos sonolentos. É, são apenas 7:30 da manhã num dia de primavera que mais parece inverno. Encaminho os alunos para a chamada sala de cultura. Temos, sofás, som, televisão, tênis de mesa (é ping-pong, Professora), colchonetes, tatâmis, jogos de tabuleiros. Era nosso 3 encontro. Explico que a "aula livre" é um ótimo instrumento de avaliação. Ali consigo observar, sem muitas interferências: o entrosamento, a formação de grupos, a participação individual dos alunos, as preferências. Conclusão: Teve a galera do sofá. Do tênis de mesa que queria jogar ping-pong. Da luta. Dos que apenas olhavam e discordavam. Os que tentavam se integrar em todos os grupos. Os gritões do truco. Os do xadrez... Teve aqueles que queriam estudar para a prova de química... 

Vinte minutos finais da segunda aula, fizemos um círculo. Admiro a disposição da turma. Pego uma massa rodo no meio da galerinha curiosa. A massa aponta para aquele que deve responder 2 coisas que o grupo não sabe dele. A maioria diz: "Eu não sei o que dizer, professora! " Saiu cada coisa.: "Tenho um amigo imaginário" "Não suporto que me toquem" "Chorei 3 dias quando perdi minha cachorrinha" "Tive uma doença grave na infância" " Sou antissocial" " Tenho medo do escuro" ... O mais interessante foi a vontade de saber o que o colega tinha prá dizer.
Ainda chove, 9:20. Intervalo e fim da aula. 9:40 mais uma turma na sala de cultura. Nessa o bicho pegou!

7 comentários:

Ana Paula disse...

Que oportunidade ótima foi criada para que viessem à tona "desabafos" tão bem guardadinhos.
Um olhar diferente que todos os professores deveriam cultivar.
Beijo

Tina Bau Couto disse...

Adorei!
Muito pode se achar e se perder nesses encontros.
A timidez e o medo por exemplo são perdas maravilhosas.
Quem sabe o antissocial daqui par o final do ano diga: deixei de ser anti-social e a do amigo imaginário diga que ali acho um amigo real :)

O que dizer para variar podia bem ser tb um sonho, uma dúvida???

Fiquei curiosa pela descrição desse bicho que pegou na outra turma :/

Meu carinho e massa rodo apontada pra vc: diz ai duas coisas de vc que eu não saiba?

Audrey Andrade disse...

Como ganhamos quando podemos observar, ver a interação das pessoas... o quanto podemos descobrir delas!

Adorei a ideia!
Meu carinho!

Compartilhando Sentidos disse...

Tina: Sou tímida e adoro teu blog, Acho que isso você já sabia.

Bjoo

Anônimo disse...

Muito bom o texto, só não entendi o "manhã de primavera", não estamos no inverno, tô ficando louca ?!?

Compartilhando Sentidos disse...

Sim, sim... O ocorrido foi ano passado.


Eutimia

Nanda Pezzi disse...

Enquanto estava lendo o ocorrido com esta turma, fiquei relembrando dos meus tempos de escola... Sabe que os dias que eu mais gostava de fazer ed. física, era nos dias de chuva... juro!!! Inclusive me identifiquei muito com um dos alunos...

Beijos, ótima quarta-feira

nandapezzi.blogspot.com