Aliados

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Resiliência... Recuperação.

Conheci uma palavra bonita e encorpada! RESILIÊNCIA...
Palavra do latim resilio que significa voltar ao estado natural.
Para as ciências humanas: É a capacidade do indivíduo  possuir uma conduta sã num ambiente insano, ou seja, capacidade do indivíduo sobrepor-se e construir-se positivamente frente as diversidades.

Sabe aquele velho dito: "Não adianta chorar o leite derramado?" Há pessoas que conseguem superar rapidamente uma frustração, enquanto outras  ficam revivendo tempos difíceis. Ter atitude resiliênte é aprender com  experiências  negativas. É sacudir a poeira e dar a volta por cima!
Lidar com as frustrações diárias não é nada fácil, mas é parte integrante dessa maravilhosa jornada que é a vida!

Vanessa
 Eutimia

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Para guardar

Recentemente o IBGE lançou um mapa-mundi digital, com síntese, indicadores sociais, fotos, mapas e outras informações interessantes. Vale conferir aqui.





Vanessa
Eutimia

Banheira

No início da construção fiz contato com um dos instaladores da banheira indicados pela loja. Conversei com Geraldo em fevereiro. Ele foi muito gentil e prestativo. Deu todas as coordenadas para os pedreiros.
Agora, passados alguns meses, pude conhecê-lo pessoalmente. Homem simples, sereno e trabalhador. Fez seu trabalho, deu algumas explicações bem viáveis. Tivemos que trocar o motor da banheira. A loja mandou  outro com uma potência bem menor do que o comprado. Tudo certinho e conferido. De brinde, Geraldo deu uma arrumada na caixa d'água que estava vibrando com a força da entrada da água.Geraldo chegou às 9 horas da manhã e terminou a colocação +/_ 15 horas. Cobrou 400 dinheiros. Gastei 72 dinheiros com conexões, joelhos, uniões e afins mais uma amassada na traseira do celta. Estava parada no sinal e um outro celta chocou forte na traseira! Apenas um susto e alguns dinheiros a menos na conta do Tiago. Ainda não fiz orçamento!! Coisas de um trânsito cada vez mais caótico.

Vamos a banheira sem o acabamento.


Esse é Geraldo. Recomendo. Colocação da banheira, motor e aquecedor. O acabamento faremos com o Afonso.
Contatos pelo número: (48) 9981 9129

Pedriscos... Plantas e borboletas...

Nossa! Estamos bem cansados, ou seria bem e cansados?!
Compramos manta bidim para drenagem. Ela permite o escoamento da água e evita que as pedras fiquem sujas com a terra. Compramos em metro. Ela tem 1 metro e meio de largura e custa 6 dinheiros cada metro. Compramos 30 metros. Primeiramente colocamos terra (barro vermelho) para nivelar o espaço. Depois usamos a manta bidim e em seguida os pedriscos brancos.


No corredor menor, usamos as pedras ensacadas. No corredor maior usamos 3 metros comprados na União Guarezi e custou 494 dinheiros. As pedras foram colocadas na frente da casa do nosso vizinho, vulgo" Bolão". Ele nos ajudou a espalhar as pedras durante à noite. Ficamos até 22:30 da terça-feira. Tomamos uma cervejinha prá comemorar!

Parceiro e vizinho dando uma baita força!

Corredor menor
Vanessa
Eutimia

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Frente da casa e alto estima.

Depois de comprar os pedriscos na União Guarezi, as pedras com os Amigos da Terra, chegou a hora de montar a frente. Deu trabalho... Cada saco com pedrisco de 3/4 de polegada custou 8 dinheiros. Usamos para frente 20 sacos. Cada passada de borboleta custou 8 dinheiros e compramos 7. Agora é seguir o caminho das borboletas...
Vamos as fotos:




Vanessa Eutimia

Colocação do granito.

Por indicação do Ademir, balcão da cozinha, contratamos Afonso para a colocação do granito. Escolhemos o Santa Cecília.


Afonso veio medir o balcão e prometeu entregar em 3 dias. Cumpriu seu prazo. Na quarta-feira fez a colocação da pedra. Pagamos 1.280 dinheiros pela pedra. Junto com ele atendemos: Willian da Net, Anderson do balcão.


Ficou show!


Vanessa 
Eutimia

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O importante!!!

Achei uma graça o e-mail que recebi ontem de Andriely. Ela sempre me envia e-mails bacanas, mas esse mereceu estar aqui...
Diz assim:

O importante é continuarmos amigas...





Até o fim de nossas vidas! 



 E é claro que eu sou a de maiô de florzinha.
Nem vem! Falei Primeiro!



Vanessa
Eutimia

Jardinagem e paisagismo

Como disse aqui: http://compartilhandosentidos.blogspot.com/2011/04/grama-e-corredor.html encontrei pessoas bem bacanas nessa jornada paisagística. Eu recomendo o atendimento, o  preço e o astral do casal Márcia e Ricardo. Breve eles mudarão de endereço. Para minha alegria, virão para perto de casa. Espero que dê tudo certo com vocês.
Olha o sorriso!

Amigos da Terra: (48) 3033 2863 e 3033 7578.


Vanessa
Eutimia

Grama e corredor

Andei muito em floriculturas de plantados em busca de ideias e materiais para fazer o jardim de casa. Em alguns lugares o atendimento foi frio, outros sem noção. Pensei que era isso mesmo. Fiz orçamento e voltei numa dessas para comprar o material. Entrei numa rua para buscar um atalho (desvio) e passei por uma floricultura que não conhecia e resolvi, meio desanimada, dar uma olhada. É. Valeu! Conheci Márcia e Ricardo. Um casal bem bacana, disposto e conhecedor da arte do paisagismo e jardinagem. Márcia passou o telefone do Reinaldo, fornecedor da grama sempre verde. Comprei algumas espécies com a ajuda e sugestão dela. Escolhi a arundina e a íris para colocar no corredor de 2 metros de largura e 10 metros de comprimento.
Arundina
Nome Técnico: Arundina graminifolia (D. Don) Hochr.
Nomes Populares: Orquídea bambu ou orquidea de jardim
Origem: Originária da Sri lanka, Malásia
Descrição: A Arundina é a única espécie deste gênero e de origem asiática com clima tropical.
A Orquídea terrestre bastante rústica, se encaixa perfeitamente no estilo dos jardins tropicais e contemporâneos.
Multiplica-se pela divisão das touceiras ou por estacas-ponteiro obtidas das brotações laterais das hastes.


Iris
Nome popular: Íris; Flor-de-lis; Íris-barbado.
Nome científico:
 Iris germânica L. 
Família: Iridaceae.Origem: Europa. 
                                                                                 Em: http://www.cultivando.com.br


Plantar é fácil. Preparar o solo que é trabalhoso!!!

A grama veio ontem mesmo. Reinaldo trouxe em leiva. Eu e Léo espalhamos o barro. Tentamos nivelar o espaço para a colocação dos quadradinhos de grama. O metro quadrado custou 4,50 dinheiros.
Contato com Reinaldo da grama pelo número: (48) 9901 9485

 citriculturapaulista.com.br
Vou intercalar a arundina com a íris. 
Preço da arundina: 8 dinheiros. Iris custou-me 5 dinheiros. Comprei terra para o plantio (10 dinheiros por saco) e umas pisadas de borboleta a 8 dinheiros cada uma! Depois de colocadas faço uma foto.




Foto tirada do site: citriculturapaulista.com.br

Vanessa
Eutimia
Estamos tentando fazer curvas. Sugestão do Fausto Brasil da floricultura Santo de Casa. Infelizmente Fausto ainda não montou uma equipe para serviços menores, como o nosso.

domingo, 17 de abril de 2011

Terra

Compramos terra vermelha para planar o terreno.
Achamos mais prático, porém mais caro, comprar em sacos de 20 kg. Novamente utilizei o serviço de televendas da União Guarezi. Pagamos 242 dinheiros por 80 sacos de terra.



Depois que Carol fez um fachinão na casa, para evitar  as pegadas de barro, colocamos papelão e plástico na entrada.

Vanessa
Eutimia

Dono de casa

Léo trabalhou muito sexta e sábado na casinha! Fez a  instalação dos chuveiros, colocou as luminárias externas, arrumou tomadas, mangueira do gás, vaso sanitário, balcão do banheiro, porta chaves...  Ufa! Cansei.
Ele teve a ajuda e parceria da Monalisa.

Comprei na Cassol. 49 dinheiros cada uma.
Faz tudo da Estrela!

Pequenos serviços de um dono de casa.

Vanessa
Eutimia

Persianas

Mais 3 orçamentos e novamente os preços ficaram bem parecidos. Vamos colocar persianas nas janelas da sala e da cozinha. Optamos pela empresa que garantiu qualidade e prazo de entrega menor. Litoral Persianas. Eloi pegou as medidas das duas janelas.  Escolhi uma  parecida com o piso. Oito dias depois... O grande dia das persianas... "Apenas uma foi colocada" Eloi, apesar de ter medido as duas janelas, trouxe as duas persianas com as mesmas medidas. Não foi pequeno o descontentamento. Afinal, o diferencial da concorrência é justamente o prazo de entrega... Garantiu que entrega a persiana da sala antes do feriado do dia 21/04.

Elói fazendo a colocação 

Tirando esse detalhe, ficou muito bacana!

Infelizmente o prazo não foi cumprido. A instalação foi feita dia 28 de abril e não dia 20 como o combinado. Liguei para empresa 2 vezes. Como sempre, o erro é de alguém que não pode falar. Foram "eles" que erraram. No mais, repito o que já disse... Ficou bacana! Vamos ver o dia-dia e a manutenção. "Escrito em 29 de abril."

Vanessa
Eutimia

Cadeira

Gosto de sentar no chão. Acomodo-me melhor. Como sou pequena, as cadeiras normalmente deixam meus pés pendurados. Os assentos geralmente medem 45 centímetros do chão. O ideal, para mim, seria 40 centímetros. Mas não é apenas pelos pés sem chão que prefiro sentar no chão. Penso que a cadeira deve ser confortável, acolhedora. Léo me deu essa missão apostando que apenas eu teria condições de escolher a "melhor cadeira" para tomarmos um bom café com histórias na casinha nova!

Fui em algumas lojas especializadas. Lojas de decoração. Acabei na Unilar. Uma loja que tem móveis planejados, decoração e muitas, muitas cadeiras. Sentei em todas as cadeiras da loja. Fui atendida pela Scheila que me deixou bastante  à vontade. A escolhida foi a Radiance Cadeira Canadá Pinhão floral marrom.

 Paguei 239 dinheiros e não preciso dizer que é confortável....


Vanessa
Eutimia

Cozinha

Nossa cozinha é linear. Fizemos assim para sobrar mais espaços e  deixá-la funcional. Os preços ficaram praticamente os mesmos. Mas a qualidade, envolvimento e prazos tiveram uma diferença inacreditável. Um desses, só colocava defeito nas tomadas, na altura da torneira, inclusive deu sua opinião quanto a divisão da casa. Isso,  aceito numa boa. Gosto de ouvir sugestões, mas a forma de expressar suas opiniões era agressiva, até mesmo arrogante. O segundo orçamento além de sugestões mirabolantes o prazo de entrega ultrapassou 45 dias.

Fechamos com Ademir. Marceneiro indicado pelo Flávio (o homem das boas indicações). A empresa é a Salem Móveis Planejados. Como já mencionei, o preço não difere, mas o prazo foi a grande surpresa: 10 dias. Acertamos a cor do MDF, branco com detalhes em ameixa negra, puxadores em perfil de alumínio.Ademir e Anderson fizeram o projeto e nos deram  "boas" sugestôes de aproveitamento de espaço.
João Luís é que irá executar o projeto.

Sexta-feira, Anderson ligou pela manhã avisando que ao móvel estava pronto. Marcamos para primeira hora da tarde.

Feito por João Luís 


Apenas um detalhe negativo: Uma das tomadas foi inutilizada pelo móvel. Vamos tentar resolver com o Anderson na segunda -feira, quando será realizado alguns ajustes. O Afonso, indicado pelo Ademir para colocação do mármore, esteve medindo o móvel depois de pronto. Garante a colocação antes do feriado de 21/04.

Deu até prá tomar o primeiro de muitos cafezinhos...


Vanessa
Eutimia

quinta-feira, 14 de abril de 2011

União Guarezi ... Material de construção

Recomendamos União Guarezi. Tanto para compras na loja, quanto para o televendas. No televendas sempre sou atendida pelo simpático André, que diz um bom dia sorridente e se mostra bastante atento ao pedido. Na loja física busco o Jefferson, que saiu da concorrente e trabalha como vendedor há pouco tempo na União.

Site da loja http://www.guarezi.com.br/.

Lá compramos: tijolos, argamassa, cimento,  areia para assentamento, brita, etc... É. Gastamos alguns dinheiros por lá.
Amanhã será entregue o barro em sacos para o nivelamento do terreno. Aliás, amanhã será um dia cheio. Colocação das persianas de alumínio, entrega do balcão da cozinha, instalação do ar condicionado e mais umas coisa que eu estou esquecendo, mas vou lembrar!!

Vanessa
Eutimia

Nosso Pedreiro

Domingos surgiu bem por acaso. Estávamos fazendo orçamento da cerca de ferro e o Marcelo, um dos vendedores da serralheria, indicou o tio - Domingos - para completar o serviço de alvenaria do muro. Conclusão: Não fizemos com Marcelo o serviço de serralheria, mas contratamos Domingos. Ele se mostrou muito prestativo, tranqüilo e muito, muito trabalhador. Rápido no que faz e bastante comprometido com a empreitada. Domingos é Funcionário Público aqui da Prefeitura e nas horas de folga, férias e feriados faz um serviço extra. Lembro- me que fui oferecer para buscar comida para servi-lo e perguntei a ele se tinha alguma coisa que ele não comia. Ele bem depressa respondeu: "-Tem sim: Pedra." E deu uma risada. Homem de poucas palavras, sério mas com  senso de humor. Foi ele quem sugeriu o muro com reboco rústico.





Está aí o telefone do nosso pedreiro. Florianópolis: (48) 9103 6641

Vanessa
Eutimia

terça-feira, 12 de abril de 2011

Recomendo

Serviço de serralheria, vidro, automação, marmoraria, móveis planejados, arquitetura, recomendação e mais um montão de coisas. Flávio tem uma lista de contatos infinita. Ele recomenda amigos e clientes. O que precisares ele tem uma indicação certeira. Flávio também tem boas histórias no bolso. Basta ele fazer um link com algo que viu e você entra num universo paralelo conhecendo personagens incríveis dessa vida dinâmica que Flávio, vulgo Neimar Sênior, administra. Sei de Junior,  Vanessa  Seca, Gionani, Margarete, Alessandra... Bom, se ficou interessado:

Esal.
Telefones Grande Florianópolis: (48) 8465 0844
                                                    (48) 9902 4838
                                                    (48) 3257 6518

Diz Junior, filho de Flávio: Tá deixando de ganhar dinheiro. Ele faz cada comida de dar água na boca! Cozinheiro de mão cheia...


Vanessa

Eutimia

O finalmente do portão...

Está cada vez mais difícil conseguir tempo e disposição para escrever no blog. Chega uma determinada fase da obra que tudo fica travado - não é por falta de grana não- Ela tá curta mais vai dar prá terminar... São os   prazos, dúvidas de como fazer, com quem fazer. É como brincadeira de criança. Vou tentar fazer uma analogia: Você prepara a casinha, separa as bonecas, arruma, busca mais brinquedos, chama as amigas e depois de tudo isso percebe que não quer mais brincar. Ou faz as estradinhas na terra para brincar com os carrinhos, constrói pontes, planta árvores, faz a sinalização do trânsito e quando vai pegar o carrinho prá brincar sente que não quer mais. 
 É. Sou uma criança grande (nem tanto) que cansou de construir... Quero morar! Curti as fases da construção desse projeto de alguns anos. Desenho da planta em guardanapos, busca de fotos na internet, visitas em construtoras, infinitos orçamentos, saídas de carro fazendo fotos de casas estilosas. Escolha dos pequenos detalhes da casa: pisos, janelas, lustres, azulejos... Conheci várias pessoas, ouvi muitos comentários e sugestões sem noção. Algumas impondo seus gostos até de forma agressiva. É. Cansei. Ouvi demais. Minha sorte é que tenho um parceirosócio firme e forte do meu lado que compartilha comigo até os desabafos dos desabafos. 
 Mas estamos chegando na reta final. Alguns ajustes e: Vai, vai, vai começar a brincadeira...

Terminamos com o muro e portão de vidro. 

 Na automação do portão, Flavio utilizou esse motor. Demorou bastante para ficar pronto o danado, mas o resultado ficou show! O gasto com o muro de vidro e o portão foi de +/_ 6 mil dinheiros. 




Antes da automação, contratamos novamente o recomendadíssimo pedreiro Domingos. Ele fez a entrada do carro. Íamos fazer apenas os trilhos para as rodas, mas achamos mais funcional e seguro fazermos dessa forma, delimitando o terreno e protegendo o trilho de alumínio de pedriscos e sujeiras.


Papa entulho mais uma vez!!!
Mais uma sexta-feira de limpeza.

Lateral Dona Marta
Hoje Henrique fará a parte elétrica de fora para dentro da casa (acerto de alguns detalhes)

Vanessa

Eutimia.

domingo, 3 de abril de 2011

Muro de vidro

Sem dúvida nenhuma o muro de vidro dá um ar mais moderno e uma integração com o ambiente. Estávamos preocupados com a segurança e manutenção dos vidros, mas depois de ler vários artigos e escutar opiniões diversas, resolvemos apostar e pagar prá ver!!
Nossas opções eram: Cerca de madeira, cerca de ferro ou o atual vidro. Os condomínios residenciais aqui de Floripa estão trocando o ferro pelo vidro temperado. Confesso que a beleza dos projetos são de encher os olhos. Os valores não diferem muito. O vidro se destaca pela beleza e pelo prazo de entrega bem menor que o de ferro com pintura epox. Como já havia escrito, acertei com o Flávio da Esau. Semana passada,  ele e sua equipe (Goiaba e Alfredo) vieram colocar as placas de vidro. Não imaginei que a colocação me causaria tanta aflição. Dá uma olhada no vídeo:

video

Quase foi pro chão em 1:48!! UUUiii..

Mas deu tudo certo. A primeira placa veio com a abertura da caixa de correio errada. Será trocada na colocação do portão da garagem. Flávio nos providenciou um portão provisório de ferro. Isso nos deu  segurança e uma certa privacidade, coisa que há tempos não tínhamos por aqui.

Esse primeiro será trocado

Trilho de alumínio fixado na mureta.
Trilho de alumínio fixado na madeira
Duas coisas nos deixaram bastantes surpresos: o controle acústico e a integração entre os ambientes (interno e externo).
Sexta-feira dia 01/ 04, Domingos veio colocar o trilho de alumínio pela 2ª vez (furto). Domingos, como sempre, prestativo e trabalhador,  fez a colocação em dois tempos! 
Amanhã  Flávio traz o portão da garagem e terminaremos mais uma etapa! E que venha o paisagismo...