Aliados

sexta-feira, 22 de março de 2019

Brincadeira de criança

Acho que umas das coisas mais maravilhosas de ser criança é o faz de conta! O Imaginário infantil é fantástico. Um universo cheio de simbologia e sentido. 
Anos atrás, ainda na faculdade, trabalhava numa escola técnica no interior do Estado com alunos do ensino fundamental (1ª série). Tinha um espaço físico muito bacana e algumas salas e corredores que não eram utilizados. Resolvi levar os alunos para uma misteriosa capela. Passamos por um corredor cheio de móveis empilhados, (arrastando-nos pelo chão), passamos por cima de carteiras enfileiradas, entramos em armários e esconderijos. Fomos a capela, contei algumas histórias imaginárias e subimos prá uma sala vazia (que ficava sob a direção da escola). O caminho despertou vários sentidos. Estávamos sozinhos (eu + 19 alunos). 

Uma corda esticada vira uma cobra. Duas cordas alinhadas viram as margens de um rio. Enfim... Imaginação, tempo e disposição são elementos fundamentais para tornar as brincadeiras atrativas para crianças e crianças grandes.



Nenhum comentário: