Aliados

domingo, 26 de agosto de 2012

Aula = Momento descontraído

Dia de chuva. Instituição com uma boa sala de jogos. Alunos sonolentos. É, são apenas 7:30 da manhã num dia de primavera que mais parece inverno. Encaminho os alunos para a chamada sala de cultura. Temos, sofás, som, televisão, tênis de mesa (é ping-pong, Professora), colchonetes, tatâmis, jogos de tabuleiros. Era nosso 3 encontro. Explico que a "aula livre" é um ótimo instrumento de avaliação. Ali consigo observar, sem muitas interferências: o entrosamento, a formação de grupos, a participação individual dos alunos, as preferências. Conclusão: Teve a galera do sofá. Do tênis de mesa que queria jogar ping-pong. Da luta. Dos que apenas olhavam e discordavam. Os que tentavam se integrar em todos os grupos. Os gritões do truco. Os do xadrez... Teve aqueles que queriam estudar para a prova de química... 

Vinte minutos finais da segunda aula, fizemos um círculo. Admiro a disposição da turma. Pego uma massa rodo no meio da galerinha curiosa. A massa aponta para aquele que deve responder 2 coisas que o grupo não sabe dele. A maioria diz: "Eu não sei o que dizer, professora! " Saiu cada coisa.: "Tenho um amigo imaginário" "Não suporto que me toquem" "Chorei 3 dias quando perdi minha cachorrinha" "Tive uma doença grave na infância" " Sou antissocial" " Tenho medo do escuro" ... O mais interessante foi a vontade de saber o que o colega tinha prá dizer.
Ainda chove, 9:20. Intervalo e fim da aula. 9:40 mais uma turma na sala de cultura. Nessa o bicho pegou!

sábado, 18 de agosto de 2012

Leis da guerra na selva

Tenha iniciativa, pois não receberás ordens para todas as situações, tenha em vista o objetivo final.
Procure a surpresa por todos os modos.
Mantenha seu corpo, armamento e equipamento em boas condições.
Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades.
Pense e aja como caçador, não como caça.
Combata sempre com inteligencia e seja o mais ardiloso.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Guga na Galeria dos Imortais do Tênis

DAQUI Guga e sua filha  Mª Augusta
No dia 14 de Julho, uma cerimônia eternizou um dos brasileiros mais queridos do esporte na galeria dos imortais, que homenageia anualmente personalidades relacionadas ao tênis. Guga se tornou o segundo brasileiro a chegar no Hall da Fama, que contabiliza 225 personalidades de 19 nacionalidades. 
Quem apresentou Gustavo foi a Dona Alice Kuerten, mãe de Guga. Ela lembrou que a principal virtude de Guga é a  A U T E N T I C I D A D E. "Ele chorava quando estava triste, mas também sorria muito, de forma contagiante, quando se sentia feliz." 
Guga declarou: O tênis levou meu pai (Aldo Kuerten que morreu na quadra quando Guga tinha 8 anos), mas da mesma forma fez com que eu ganhasse outros dois: Rafael, meu irmão e o Larri (Passos). 
Vi a reportagem no Jornal do Almoço (local) não tinha como não se emocionar com as palavras e imagens de Guga. Ele finaliza dizendo: Experimentei a sensação de realmente fazer parte da história do tênis. Um privilégio incrível."

Parabéns! Você merece este reconhecimento.

Vanessa
Eutimia

sábado, 11 de agosto de 2012

Pimentinha na minha casa

 Pimentinha é assim: Uma professora querida.  Trabalhamos na mesma escola há um tempo. Tempo suficiente para ela se instalar no meu coração. Dia destes me fez uma visita de trocas de energia! Veio conhecer minha nova casinha. E dias depois, no meu aniversário, trouxe uma plantinha da felicidade. Amada surpresa.

Fiz um depoimento para ela  no dia 22 de dezembro de 2005, no falecido  orkut. Nem acreditei que fazia tanto tempo. Diz assim: 

Poxa! Ter conhecido a Lú foi uma das coisas mais gostosas deste ano! Pimentinha é uma pessoa simples, madura, às vezes bem brabinha, sensível, chorona...às vezes é só olhar prá ela que vc percebe que ela tá precisando de colo, mãezona! Tem um sotaque do oeste forte e bonitinho! Tenho uma afeição muito grande por ela! Lú tá sempre disposta a conversar... avaliar a situação de algo que está pegando fogo,trocar idéias, é uma pessoa inteligente, bonita...e que sabe soprar um balão como ninguém! Cabecinha de Fósforo....Muita luz, eutimia e amor no teu coração! Que Deus te abençõe sempre. Beijo no teu coração. Vanessa Elias
Época que trabalhávamos juntas! Lu, Eu e outra "Aquela Menina" (Andresa)

Peguei do Face!

Face!!

Uma vez nos encontramos no supermercado. Ela com os seus lindos cabelos vermelhos e cacheados, sua marca registrada, contando que André, seu maridão e cabeleireiro, fizera um corte bem diferente do combinado. Outra vez, no terminal de ônibus, acertando contas com um indivíduo que batera em seu carro... Outra ocasião, no seu aniversário, com cafezinho quentinho. O que importa é que sempre que penso na Lu, penso com um carinho enorme. Admiração pelas qualidades tão presentes. Quando nos encontramos parece que entramos numa sintonia mágica! Conversamos. Trocamos ideias e conflitos íntimos. Olhamos nos olhos e rimos, rimos muito... Até choramos de tanto rir. 

Gosto um montão de ti... Miguel-oestina-manezinha!! 

Eutimia